SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39A escola e os sete saberes: reflexões para avanços inovadores no processo educativo“Continuidade” e “descontinuidade”: o processo da construção do conhecimento científico na história da ciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

MOSER, Alvino  e  SOCZEK, Daniel. Filosofia para crianças: apontamentos reflexivos. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.171-182. ISSN 0104-7043.

O objetivo deste artigo é apresentar algumas considerações sobre o ensino, numa perspectiva filosófica, para crianças. Partimos do pressuposto que o filosofar é uma atividade própria do ser humano, mas poucos são os alunos de ensino médio e superior que iniciam as aulas de Filosofia nela interessados. Nossa hipótese é de que a postura filosófica da criança lhe é subtraída ou subjugada por processos educacionais formais ou informais que, numa perspectiva instrumental, limitam a condição humana a uma cultura de massas, na perspectiva de uma indústria cultural que assume novas dimensões pelo desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Na tentativa de apresentar algumas reflexões críticas sobre o processo de formação da criança, o percurso deste texto é, num primeiro momento, fazer uma breve explanação sobre alguns significados do que é ser criança no mundo contemporâneo. No segundo momento, defenderemos a ideia de que a predisposição ao filosofar é uma capacidade que aparece nos anos iniciais da existência humana para, num terceiro momento, discutir como aproveitar esta predisposição para a reflexão filosófica como elemento fundante do processo educacional.

Palavras-chave : Filosofia; Ensino de Filosofia; Filosofia para Crianças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )