SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39Filosofia para crianças: apontamentos reflexivosA importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SAITO, Fumikazu. “Continuidade” e “descontinuidade”: o processo da construção do conhecimento científico na história da ciência. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.183-194. ISSN 0104-7043.

Historiadores da ciência e educadores têm apresentado propostas que procuram aproximar história da ciência do ensino de ciência há algum tempo. Essas propostas enfatizam aspectos formais da ciência moderna, dedicando pouca atenção para o processo da construção do conhecimento científico. Desse modo, tem-se valorizado as epistemologias baseadas na ideia de ruptura, tais como as epistemologias de Gaston Bachelard e de Thomas Kuhn. Para muitos educadores, as noções de “obstáculo epistemológico” de Bachelard e de “mudança de paradigma” de Kuhn parecem romper com a visão linear e progressista do desenvolvimento do conhecimento científico. Dessa forma, educadores têm buscado pautar suas propostas em teses descontinuístas sem levar em consideração de que elas próprias são resultados de uma forma de pensar o mundo, e foram elaboradas e instituídas frente ao conhecimento científico de uma época. Assim, mais do que pautar a aproximação da história do ensino em aspectos formais, o autor propõe neste artigo uma abordagem contextualizada, pautada em tendências historiográficas mais atualizadas. Especial atenção é dada ao contexto em que as epistemologias de Bachelard e de Kuhn foram elaboradas.

Palabras clave : História da Ciência; Epistemologia; Continuidade e Descontinuidade; Construção do Conhecimento Científico; Natureza da Ciência.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )