SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue39A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextualA transformação do ethos no oeste de Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

SANTOS, Luciano Costa. O pensamento fecundo: elementos para uma racionalidade transmoderna. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.205-213. ISSN 0104-7043.

Uma das principais marcas do contexto contemporâneo é o desgaste de ideais iluministas fundadores da modernidade, em decorrência da expansão planetária de um sistema civilizatório baseado na produtividade e competitividade. Esse transe histórico atinge a escola “ilustrada” moderna, instrumentalizada como banco de dados a serviço de demandas mercadológicas. Diante da encruzilhada “pós-moderna”, propõe-se como  perspectiva histórica o paradigma da transmodernidade, situado além da negação ou reafirmação da modernidade, e que consiste na reapropriação do legado científico e crítico da racionalidade moderna, a partir da revisita a fontes hermenêuticas por ela relegadas. Tais fontes, como as dimensões de transcendência, alteridade e tradição, propiciam uma fecundidade de sentido que a razão crítica não pode produzir por si mesma, e constituem uma reserva sapiencial ante o dissolvente pragmatismo pós-moderno.

Keywords : Modernidade; Razão Crítica; Pós-Modernidade; Pensamento Fecundo; Transmodernidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )