SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39A importância do ensino de ciências da natureza integrado à história da ciência e à filosofia da ciência: uma abordagem contextualA transformação do ethos no oeste de Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SANTOS, Luciano Costa. O pensamento fecundo: elementos para uma racionalidade transmoderna. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.205-213. ISSN 0104-7043.

Uma das principais marcas do contexto contemporâneo é o desgaste de ideais iluministas fundadores da modernidade, em decorrência da expansão planetária de um sistema civilizatório baseado na produtividade e competitividade. Esse transe histórico atinge a escola “ilustrada” moderna, instrumentalizada como banco de dados a serviço de demandas mercadológicas. Diante da encruzilhada “pós-moderna”, propõe-se como  perspectiva histórica o paradigma da transmodernidade, situado além da negação ou reafirmação da modernidade, e que consiste na reapropriação do legado científico e crítico da racionalidade moderna, a partir da revisita a fontes hermenêuticas por ela relegadas. Tais fontes, como as dimensões de transcendência, alteridade e tradição, propiciam uma fecundidade de sentido que a razão crítica não pode produzir por si mesma, e constituem uma reserva sapiencial ante o dissolvente pragmatismo pós-moderno.

Palavras-chave : Modernidade; Razão Crítica; Pós-Modernidade; Pensamento Fecundo; Transmodernidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )