SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39O pensamento fecundo: elementos para uma racionalidade transmodernaO processo de formação de conceitos na perspectiva vigotskiana índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

TEDESCO, Anderson Luiz. A transformação do ethos no oeste de Santa Catarina. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.217-227. ISSN 0104-7043.

Este artigo tem como objetivo compreender as transformações societárias decorrentes da sociedade de consumo e dos demais processos verticalizadores da globalização no espaço regional do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma leitura a partir da constituição histórica do ethos dos povos pré-capitalistas da região e a sua lenta e gradual mudança, quando da ocupação do território, no início do século XX, pelos migrantes de descendência europeia. Desta forma, num primeiro momento expressa os fatores objetivos e subjetivos que constituíram o ethos dos povos pré-capitalistas e, no final, descreve as transformações decorrentes da incorporação do espaço regional aos circuitos internacionais da economia por meio da institucionalização da propriedade privada, implantação de um modelo agroindustrial e do processo de homogeneização da cultura. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se um estudo bibliográfico, abordando aspectos filosóficos, históricos e sociológicos, no que tange a origem do conceito de ethos ocidental e a sua transformação no decorrer do tempo - estendendo-se até o século XX, embasando-se nessa busca reflexiva no pensamento dos filósofos Henrique C. de Lima Vaz, Michel Foucault, no historiador Werner Jaeger e no sociólogo Zygmunt Bauman, entre outros, a fim de compreender as consequências trazidas com as transformações do ethos no Oeste de Santa Catarina.

Palabras clave : Ethos; Solidariedade; Ética; Capitalismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )