SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número39A transformação do ethos no oeste de Santa CatarinaO tempo escolar e o encontro com o outro: do ritmo à simultaneidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

FONSECA-JANES, Cristiane Regina Xavier  y  LIMA, Elieuza Aparecida de. O processo de formação de conceitos na perspectiva vigotskiana. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.39, pp.229-237. ISSN 0104-7043.

Em seus trabalhos sobre o conhecimento humano, Vigotski revela a segunda natureza humana, aquela de cunho histórico-cultural, decorrente de aprendizagens que cada pessoa realiza no decurso de sua vida, por meio da mediação do outro e de condições concretas de vida e de educação. Nesse processo eminentemente social, a criança penetra na vida intelectual da geração adulta e se apropria de capacidades especificamente humanas. Isso significa que, para se trabalhar no plano abstrato, são necessárias formulações de conceitos, entendidos como um ato complexo, dinâmico e interfuncional, construídos por meio da atuação e inserção do indivíduo na cultura, mediado pelas relações com as outras pessoas. Nesse meio, o indivíduo recebe conhecimentos por meio de aprendizados formais e não-formais promotores de subsídios para construção dos conceitos científicos e cotidianos. Para realizar seus estudos sobre o processo de formação de conceitos, Vigotski utilizou um método experimental pautado nos pressupostos filosóficos da teoria marxista do funcionamento dos processos mentais, porque percebia estes processos como em constante mudança e movimento. Assim, o método denominado “Instrumental Cultural e Histórico” diferenciava-se dos estudos experimentais convencionais centrados no desempenho da tarefa em si. O método utilizado por Vigotski preocupava-se com o processo de formação de conceitos e não apenas com recortes estáticos dos processos cognitivos. Depreendemos, em nosso estudo, a constituição da natureza social do homem a partir de processos de apropriação e objetivação de conhecimentos, que torna individuais as conquistas historicamente construídas pela humanidade, dentre as quais tipos sofisticados de pensamento, o que requer discutir a formação de conceitos.

Palabras clave : Vigotski; Epistemologia; Formação de Conceitos; Ontogênese.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )