SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40A verdade ontológica de Luigi Pareyson: implicações para a pesquisa em educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

PESCE, Lucila  y  ABREU, Claudia Barcelos de Moura. Pesquisa qualitativa: considerações sobre as bases filosóficas e os princípios norteadores. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.19-29. ISSN 0104-7043.

O presente estudo bibliográfico busca dar sua parcela de contribuição para a discussão dos princípios norteadores da pesquisa qualitativa. Nesse movimento, tece considerações acerca do conhecimento científico, percebido como construção histórica, e enfatiza as bases filosóficas da pesquisa qualitativa e os princípios que integram os estudos e pesquisas classificados nessa abordagem metodológica. A discussão dos resultados deste estudo bibliográfico aponta a Fenomenologia e a Dialética como as grandes bases filosóficas da pesquisa qualitativa.

Palabras clave : Bases Filosóficas da Pesquisa Qualitativa; Princípios da Pesquisa Qualitativa; Fenomenologia e Dialética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )