SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Pesquisa qualitativa: considerações sobre as bases filosóficas e os princípios norteadoresPesquisas pós-críticas em educação: notas metodológicas para investigações com currículos de gosto duvidoso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

FORNARI, Liége Maria Sitja  y  SOUZA, Elizeu Clementino de. A verdade ontológica de Luigi Pareyson: implicações para a pesquisa em educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.31-40. ISSN 0104-7043.

A verdade pode ser interpretada como conceito e como ideia. É partindo da verdade como ideia que o filósofo Luigi Pareyson elabora sua reflexão sobre as formas de relacionamento da verdade com o pensamento. Neste artigo pretendeu-se analisar as características do pensamento expressivo e do pensamento revelativo e refletir sobre sua potencialidade para o campo da produção do conhecimento em Educação.

Palabras clave : Verdade; Pensamento Revelativo; Pensamento Expressivo; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )