SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue40A verdade ontológica de Luigi Pareyson: implicações para a pesquisa em educaçãoDiscurso, demandas e fronteira: articulações teórico-metodológicas na análise de textos curriculares author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

MAKNAMARA, Marlécio  and  PARAISO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação: notas metodológicas para investigações com currículos de gosto duvidoso. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.41-53. ISSN 0104-7043.

Este trabalho tem o objetivo de destacar algumas notas teórico-metodológicas em torno de pesquisas em educação que se pretendem pós-críticas. Inicia destacando algumas características de teorizações pós-críticas em educação. Em seguida, explicita motivos a partir dos quais é produtivo investigar, numa perspectiva pós-crítica, os ensinamentos de músicas. Adiante, considerando a produtividade de discursos musicais na constituição de posições de sujeito, destaca alguns procedimentos afeitos a pesquisas pós-críticas em educação que empregam análises discursivas segundo inspiração de Michel Foucault. Por fim, traz algumas considerações finais referentes ao compromisso de pesquisar e de tentar escrever pós-criticamente em educação, sobretudo em se tratando de investigar discursos musicais.

Keywords : Teorias Pós-Críticas; Pesquisa em Educação; Análise do Discurso Musical.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )