SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue40Discurso, demandas e fronteira: articulações teórico-metodológicas na análise de textos curriculares(Re) visitando categorias teórico-metodológicas a partir da pesquisa crítica de colaboração author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

OLIVEIRA, Amurabi. Por que etnografia no sentido estrito e não estudos do tipo etnográfico em educação?. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.69-81. ISSN 0104-7043.

A ampliação das metodologias qualitativas na pesquisa educacional tem aberto inúmeras novas possibilidades de investigação. Uma que tem alcançado grande visibilidade entre os pesquisadores é a etnográfica, oriunda da antropologia. Contudo, há claramente, em boa parte das pesquisas realizadas no campo da educação, uma utilização da etnografia de forma instrumental, reduzindo-a a uma técnica de coleta de dados, o que se origina numa perspectiva deturpada e empobrecedora sobre ela. Essa forma de apropriação é sintetizada muitas vezes na afirmação de que não se realizam pesquisas etnográficas na educação, mas sim pesquisas “do tipo”, “de inspiração” “de cunho”, “de caráter” etnográfico. Buscamos neste artigo afirmar a pesquisa etnográfica no campo educacional, esclarecendo alguns de seus pressupostos epistemológicos, e refutando alguns argumentos utilizados para a sua negação.

Keywords : Etnografia Educacional; Pesquisa Educacional; Antropologia a Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )