SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Por que etnografia no sentido estrito e não estudos do tipo etnográfico em educação?O que é um estudo de caso qualitativo em educação? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SCHAPPER, Ilka  e  SANTOS, Núbia. (Re) visitando categorias teórico-metodológicas a partir da pesquisa crítica de colaboração. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.83-93. ISSN 0104-7043.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre a potencialidade da Pesquisa Crítica de Colaboração (PCCol) a partir da ressignificação de duas categorias teóricometodológicas - sentido e significado e zona de desenvolvimento proximal - circunscritas aos trabalhos realizados pelo grupo de pesquisa Linguagem, Educação, Formação de Professores e Infância (LEFoPI/CNPq/UFJF). As pesquisas desenvolvidas no interior do grupo estão fundamentadas nos princípios da perspectiva histórico-cultural, especialmente no pensamento de Lev Vygotsky, no campo da psicologia, e de Mikhail Bakhtin, no campo da filosofia da linguagem. As categorias de sentido e significado e zona de desenvolvimento proximal estão circunscritas no campo teórico e metodológico da Pesquisa Crítica de Colaboração. Teórico porque apresenta e sustenta uma visão de sujeito inscrito em determinada sociedade, história e cultura. Metodológico porque as categorias auxiliam na análise da “produção-geração” dos dados ao se filiar a uma determinada maneira de pensar a subjetividade a partir da cena discursiva. As categorias constituem-se como categorias de interpretação. A opção pelos referenciais está pautada na busca de compreender o movimento dialógico na produção do conhecimento como elemento para uma práxis revolucionária, que possibilita uma autotransformação do sujeito e uma transformação do seu espaço de ação no/com o mundo.

Palavras-chave : Sentido; Significado; Zona de Desenvolvimento Proximal; Pesquisa Crítica de Colaboração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )