SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40(Re) visitando categorias teórico-metodológicas a partir da pesquisa crítica de colaboraçãoIdentidade, relação e contexto: uma releitura epistemológica dos métodos biográficos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

ANDRE, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação?. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.95-103. ISSN 0104-7043.

Na introdução do texto busca-se explicitar um conceito de rigor metodológico, que não é medido pela nomeação do tipo de pesquisa, mas pela descrição clara e pormenorizada do caminho seguido pelo pesquisador para alcançar os objetivos e pela justificativa das opções feitas neste caminho. Em seguida, discute-se o conceito e os fundamentos do estudo de caso qualitativo em educação. Indicam-se ainda as fases em que se desenvolve um estudo de caso, tomando-se como exemplo os estudos de caso desenvolvidos no contexto de uma pesquisa que avalia o Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO). A parte final do texto descreve e comenta dois exemplos de pesquisa que deixam mais evidente a conveniência - ou não - do uso da denominação de estudo de caso.

Palavras-chave : Estudo de Caso; Pesquisa Educacional; Abordagem Qualitativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )