SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40A construção do campo da pesquisa sobre formação de professoresEstudar e aprender em duas cartografias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SILVA, Alexandra Lima da. Um educador itinerante: o caso Rocha Pombo. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.155-166. ISSN 0104-7043.

Analisar os significados do viajar na trajetória do professor paranaense Rocha Pombo é o objetivo deste trabalho. Defende-se que ao longo da trajetória do educador, o deslocamento por diferentes espaços foi fundamental para a sua legitimação no campo intelectual. Com base análise das fontes, conclui-se que contatos estabelecidos com diferentes sujeitos, em diferentes estados e instituições, foram cruciais para a adoção e circulação dos livros didáticos do intelectual em âmbito nacional. Se para muitos, viajar para o exterior possibilitava o acesso às fontes e a arquivos tidos como essenciais para a escrita da História do Brasil, o deslocamento do intelectual paranaense o projetou em âmbito nacional, possibilitando a ampliação da própria noção de Brasil construída pelo educador.

Palavras-chave : Viagem; Rocha Pombo; Educador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )