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Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

MOTTA, Flávia Miller Naethe  e  FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Descolonizando a pesquisa com a criança: uma leitura pós-colonial de pesquisa. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.187-197. ISSN 0104-7043.

Este artigo objetiva problematizar a atividade de pesquisa, pondo em foco como as pesquisas dão voz à criança e, em diálogo com Spivak, que questiona se pode o subalterno falar, alinhamos a discussão nos nexos entre infância-subalternidadepesquisa. Nesse sentido, a partir do que já foi visto numa perspectiva qualitativa de pesquisa, marcada pela polissemia dessa produção e procurando seguir adiante nos debates já existentes sobre a temática, argumentamos a partir dos estudos culturais e pós-coloniais, propondo uma pesquisa que, deslocando o próprio sentido de colonização e problematizando-o, questione a subalternidade da infância. Questionamos: o que dar voz ao outro na e pela pesquisa implica? A partir do diálogo com Bhabha, Bakthin e Spivak, argumentamos que o ato de pesquisar se dá de forma contingencial no entre-tempo da enunciação. Emerge como efeito do espaço intersubjetivo de significação e como negociação, articula de forma contingencial e contextual sua produção. Nesse “entre” reside a pesquisa e dele emerge a agência política do pesquisador. Diante disso, discutimos a pesquisa com a infância, trazendo alguns eventos de pesquisa em análise.

Palavras-chave : Pesquisa; Infância; Cultura; Subalternidade.

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