SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Notas epistemológicas desde una investigación feminista sobre educación sexualFundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em educação: o ensino superior em música como objeto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

VIEIRA, Virgínia Tavares  e  HENNING, Paula Corrêa. A crise ambiental em evidência: análise do discurso foucaultiano: modos de fazer pesquisa em educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.209-220. ISSN 0104-7043.

Este artigo tem como pretensão colocar em suspenso o discurso da crise ambiental por meio das letras de rock and roll de diferentes países ocidentais para pensarmos na trama discursiva que vem compondo o campo da Educação Ambiental. Para isso, selecionamos como metodologia algumas ferramentas da análise do discurso a partir de Michel Foucault, operando especificamente com os conceitos de discurso e enunciado. Sendo assim, apoiada em autores como Michel Foucault, Félix Guattari, Isabel Carvalho e Leandro Belinaso Guimarães, a pesquisa demonstra a importância da cultura na produção de modos de ser e estar na contemporaneidade. Ao estudar o discurso da crise ambiental presente nas letras de rock, entende-se que tal artefato cultural auxilia para colocar em operação uma relação de poder ao fabricar verdades, produzir sentidos e constituir sujeitos. Destacamos que este artigo nos evidencia uma das formas de olhar para a crise ambiental: o homem como principal destruidor de nosso planeta.

Palavras-chave : Crise Ambiental; Cultura; Educação Ambiental; Rock and Roll.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )