SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em educação: o ensino superior em música como objetoModos de ver, sentir e questionar: a presença do gênero e da sexualidade no curso de pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. Exercício de intimidade: uma aproximação com a aprendizagem da escrita de si. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.237-246. ISSN 0104-7043.

Diferentemente do que se imagina, as crianças escreveram sobre si mesmas em agendas, diários e cartas que, ainda, não mereceram suficiente atenção para a guarda e investigação, uma vez que não se valorizava o universo não adulto. Publicações, eventos acadêmicos e exposições sobre a escrita infantil expressam uma inflexão na historiografia e historiografia da educação. Entendendo que uma primeira aproximação com o universo infantil, a partir da escrita, remete de imediato à compreensão de que há uma diferença entre escrever sobre a infância e escrever na infância, este artigo volta-se para as cartas escritas por crianças. Para tanto, elege três estudos, no âmbito da historiografia da educação, sobre a aprendizagem e exercício dessa escrita autobiográfica no espaço doméstico, no exílio e no espaço escolar, o que permite interrogar sobre a centralidade que a escrita de cartas teve na aprendizagem dos códigos de civilidade, no autoconhecimento, na formação moral e na internalização de normas gramaticais. Em diálogo com historiadores da educação que têm produzido uma reflexão sobre a escrita infantil, a interpretação aqui tecida indica que, longe de serem escritas livres, as cartas analisadas não estão imunes ao controle dos adultos e trazem, ainda que invisíveis, as marcas dos pais, preceptores e professores que incentivam, aplaudem, corrigem. Defende-se, por fim, ser preciso sensibilizar o poder público sobre a imperiosa necessidade de estabelecer uma política de preservação das escritas infantis, em especial as das escolas.

Palavras-chave : Escrita Infantil; Cartas; Escrita Autobiográfica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )