SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número40Exercício de intimidade: uma aproximação com a aprendizagem da escrita de siMemórias digitais: escritas de si nas comunidades escolares do Orkut índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

FERREIRA, Taisa de Sousa  y  BARZANO, Marco Antonio Leandro. Modos de ver, sentir e questionar: a presença do gênero e da sexualidade no curso de pedagogia. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.247-258. ISSN 0104-7043.

Este artigo objetiva demonstrar como está configurada a presença das questões de gênero e sexualidade no curso de Pedagogia e os aspectos evidenciados no processo de constituição dessa presença. De natureza qualitativa, foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas com seis professores (as) do curso de Pedagogia. Os resultados anunciam que as questões em torno do gênero e da sexualidade naquele curso são atravessadas por campos e políticas de silêncios, que se fazem presentes tanto no âmbito do currículo, enquanto materialidade, como no âmbito das identidades de alguns (as) discentes e nas relações de poder estabelecidas entre docentes do próprio curso. Porém, ao mesmo tempo, observamos processos, práticas e sujeitos que enunciam e reivindicam a iminência desses sentidos, buscando produzir novos significados e sentidos sobre gênero e sexualidade no âmbito da formação inicial de professores (as). Desta forma, identificamos que os (as) docentes compartilham angústias, preocupações, expectativas, ideias, práticas e assinalam presenças do gênero e da sexualidade no curso mediante audácias e estripulias, por meio de arranjos que por vezes tencionam ou silenciam, sem, contudo, deixarem de produzir sentidos e sujeitos e de serem produzidos por esses.

Palabras clave : Currículo; Pedagogia; Gênero; Sexualidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )