SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue40Modos de ver, sentir e questionar: a presença do gênero e da sexualidade no curso de pedagogia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

SIMOES, Robson Fonseca. Memórias digitais: escritas de si nas comunidades escolares do Orkut. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2013, vol.22, n.40, pp.259-270. ISSN 0104-7043.

Neste artigo procuro refletir sobre as escritas de si encontradas na rede social do Orkut, mais especificamente nas comunidades escolares do Colégio Militar do Rio de Janeiro e do Colégio Marista São José do Rio de Janeiro, considerando-as escritas autobiográficas virtuais sobre a vida escolar; nas palavras de Sibilia (2008), um verdadeiro festival de vidas privadas, um “show do eu”. Se a mão dos sujeitos incansavelmente deslizava, anotava os apontamentos da vida cotidiana em diários íntimos, cadernos, folhas, em caráter secreto, num tempo das tecnologias digitais, o usuário move-se sobre teclados, telas, deixando registros da sua vida, tornando, portanto, visíveis as suas histórias do cotidiano escolar. Como os usuários narram as suas histórias escolares? Quem são esses navegadores? Essas questões me instigam a pensar que o registro das experiências escolares possibilita ao sujeito “desnudar-se” (SOUZA, 2006). Valho-me dos estudiosos Chartier (2002), Aymard (2009), Muzart (1998), Lèvy (1999) e Lejeune (2008) para ajudar a pensar que os sujeitos também se constroem nos diversos suportes das escritas pessoais. Assim, essas escritas de si postadas na web podem se constituir elos no tecido das lembranças dos sujeitos que não se intimidam em contar as suas histórias escolares nesses novos suportes de escrita.

Keywords : Escritas de Si; Memórias Escolares; Comunidades do Orkut; História da Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )