SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número41A neurociência na formação de professores: um estudo da realidade brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

BORBA, Valquíria Claudete Machado; PEREIRA, Monalisa dos Reis Aguiar  e  SANTOS, Adelino Pereira dos. Leitura e escritura: processos cognitivos, aprendizagem e formação de professores. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.19-26. ISSN 0104-7043.

Este artigo tem por objetivo geral traçar um breve panorama das contribuições de pesquisas sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escritura com base nos pressupostos científicos da neurociência, enfatizando a importância desses conhecimentos para uma prática pedagógica mais significativa no desenvolvimento da leitura e da escritura. Para isso, buscamos na teoria conexionista os conceitos fundamentais para a compreensão da perspectiva neurocientífica de aquisição da linguagem.

Palavras-chave : Processos Cognitivos; Leitura; Escritura; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )