SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número41Vivência e afetação na sala de aula: um diálogo entre Vigotski e EspinosaCognoteca: uma alternativa para o exercício de habilidades cognitivas, emocionais e sociais no contexto escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

GUARESI, Ronei. Repercussões de descobertas neurocientíficas ao ensino da escrita. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.51-62. ISSN 0104-7043.

Este trabalho explora algumas descobertas das neurociências com implicação com a educação, em especial com a aquisição e o aprendizado da escrita. O advento das tecnologias permitiu ampliar substancialmente o funcionamento da linguagem no cérebro humano, como se aprende, processa, evoca ou se esquece o conhecimento verbal. Com base em Damásio e Damásio (2004), Dehaene (2012), Scliar-Cabral (2009), Hassin, Uleman e Bargh (2005), Ausubel (1982), Ausubel, Novak e Hanesian (1983), Izquierdo (2002, 2004), Boujon e Quaireau (2000), discute-se e especulasse sobre as seguintes questões: dissimetrização e invariância na alfabetização; aprendizado indireto, conhecimentos prévios e prática da leitura no contexto escolar; plasticidade cerebral e período crítico; diversidade de estimulação, emoção e nível de processamento na consolidação das memórias; atenção e aprendizagem. Defende-se, por fim, a consideração de achados neurocientíficos no ensino de língua materna.

Palavras-chave : Neurociências; Educação; Aprendizado; Escrita.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )