SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número41Cognoteca: uma alternativa para o exercício de habilidades cognitivas, emocionais e sociais no contexto escolarA compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do nono ano do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

ZIMMER, Márcia Cristina  y  ALVES, Ubiratã Kickhöfel. O impacto do bi/multilinguismo sobre o potencial criativo em sala de aula: uma abordagem via teoria dos sistemas dinâmicos. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.77-89. ISSN 0104-7043.

Este artigo, a partir de uma perspectiva de aquisição de linguagem baseada na Teoria dos Sistemas Dinâmicos, destaca o impacto do bi/multilinguismo na construção do conhecimento. Focalizaremos, em nossa discussão, sobretudo as questões referentes ao controle executivo e ao potencial criativo dos aprendizes bi/multilíngues. A discussão teórica apresentada possibilitará que se reflita sobre o papel da escola, bem como os desafios enfrentados pelo educador frente à tarefa de construção colaborativa de conhecimento.

Palabras clave : Bi/Multilinguismo; Controle Executivo; Potencial Criativo; Ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )