SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número41A compreensão leitora e o processo inferencial em turmas do nono ano do ensino fundamentalLiteratura na formação de professoras: presente! índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MOTA, Kátia Maria Santos; PEREIRA, Aurea da Silva  y  RODRIGUES, Maria Emília Oliveira de Santana. Leituras compartilhadas, memória e envelhecimento. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.105-116. ISSN 0104-7043.

Neste artigo, enfocamos a prática de leitura desenvolvida nos Círculos de Leitura, mediante a recepção do texto literário e as trocas de experiências que promovem a socialização e o fortalecimento da solidariedade entre as idosas participantes do grupo “Circuleiturando”. Nosso interesse de estudo se direciona para a temática Envelhecimento e Aprendizagens, na intenção de compreender as práticas sociais das pessoas idosas que buscam novas aprendizagens, (re)descobertas de ver o mundo, a si próprio(a) e formas de (re)inventar a velhice. Como aportes teóricos, utilizamos autores que estudam memória e envelhecimento e as práticas da leitura, assim como buscamos a inspiração na literatura para fundamentar nossas motivações. A partir da receptividade e participação das idosas, concluímos que o círculo de leitura se constitui em uma atividade valiosa para estimular os diversos tipos de memória e mecanismos cognitivos, assim como para desenvolver a competência comunicativa e ativar a imaginação.

Palabras clave : Envelhecimento; Círculo de Leitura; Leitura Literária.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )