SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número41Leituras compartilhadas, memória e envelhecimentoModelos de formação para o ensino da escrita em Portugal e no Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

BELTRAO, Lícia Maria Freire  y  ARAPIRACA, Mary de Andrade. Literatura na formação de professoras: presente!. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.117-127. ISSN 0104-7043.

O ensaio, inspirado nas considerações de Iser sobre representações, “um como se” bem ao gosto da escrita literária, escopo de sua discussão, partilha as experiências, concepções e práticas constitutivas da formação de professoras em exercício, que elegeu, entre outros artefatos, a linguagem, as artes, as letras e as tecnologias como fios que teceram os diálogos em torno das aprendizagens e dos ensinos. Nele, se reconhece a questão da literatura e do ensino como uma relação mais polêmica que pacífica, e mostra-se como a leitura literária levou professoras a descobrir autores e passar a incluir a literatura como realce das suas práticas pedagógicas. As escritas advindas dos diversos gêneros literários foram o alicerce para construção do memorial de formação, atividade inerente ao curso.

Palabras clave : Literatura; Formação de Professores; Projeto Salvador; Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )