SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número41Aprendizagem profissional e políticas para formação continuada de professores: um estudo de casoAprendizagem, ensino e desenvolvimento profissional docente na universidade: desafios, perspectivas e trajetórias de mudança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

NAGY, Marcia Cristina  e  CYRINO, Márcia Cristina de Costa Trindade. Aprendizagens de professoras que ensinam matemática em uma comunidade de prática. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.149-163. ISSN 0104-7043.

Este artigo reporta-se às aprendizagens, relacionadas ao conhecimento profissional do professor, de nove professoras que ensinam matemática, ocorridas no âmbito de uma experiência de formação continuada de um grupo que se constituiu em uma comunidade de prática (Cop-MatAnosIniciais). Analisa momentos de discussão coletiva dessa CoP e procura compreender como essas professoras se engajam no empreendimento relato e análise do relato do desenvolvimento de tarefas em sala de aula na busca de repensar suas práticas de ensino de matemática. Essa CoP foi coordenada pela primeira autora deste artigo, tendo-se recorrido, essencialmente, a registros em áudio das sessões de formação e a registros escritos das professoras e da formadora para recolha dos dados. A análise dos dados revelou o que se tornou ponto de enfoque nos processos de negociação de significados da CoP, nomeadamente: o desempenho dos alunos na resolução de tarefas matemáticas; os diferentes tipos de questões feitas pelo professor durante a aplicação de tarefas de alto nível de demanda cognitiva; a gestão do tempo destinado aos alunos para a resolução de tarefas. A dinâmica assumida nessa experiência de formação continuada evidenciou elementos constituintes da prática dessa comunidade que permitiram aprendizagens das professoras.

Palavras-chave : Formação de Professores que Ensinam Matemática; Componentes da Prática de Ensino de Matemática; Aprendizagem; Comunidades de Prática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )