SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número41Aprendizagem, ensino e desenvolvimento profissional docente na universidade: desafios, perspectivas e trajetórias de mudançaLas concepciones implícitas de los profesores universitarios sobre los requisitos para el aprendizaje índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SILVA, Gisele Ruiz. Profissão professor: modos de gerenciar a docência em tempos de inclusão. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.179-189. ISSN 0104-7043.

Este artigo busca investigar como é representada a figura do professor na escola inclusiva da atualidade. Tem como perspectiva teórico-metodológica algumas ferramentas da Análise do Discurso em Michel Foucault, operando especialmente com os conceitos de enunciação, enunciado, discurso e governamentalidade. Utiliza como objeto de análise reportagens da Revista Nova Escola (2008-2013) para mapear em seus ditos as enunciações que remontam o enunciado de professor-inclusivo, evidenciando o quanto o mesmo dá a ver o discurso da inclusão escolar em nossos dias. As análises provocam pensar o professor da escola inclusiva como um profissional cujas características sejam principalmente a flexibilidade, a dinâmica, a tolerância, a criatividade, ou seja, tudo o que se espera de qualquer outro profissional no contexto da lógica de governamento pautada no neoliberalismo.

Palavras-chave : Governamentalidade Neoliberal; Inclusão Escolar; Profissão Docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )