SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número41Las concepciones implícitas de los profesores universitarios sobre los requisitos para el aprendizajePierre Bourdieu: da “ilusão” à “conversão” autobiográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de  e  GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional docente e narrativas em diferentes momentos da formação e atuação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.41, pp.205-219. ISSN 0104-7043.

Este artigo tem como objetivo compreender os aspectos envolvidos no processo reflexivo individual e coletivo mobilizados pela escrita de narrativas sobre a trajetória como estudante, a formação, a prática profissional e sua discussão em grupo. A pesquisa constituiu-se de um grupo colaborativo com a participação voluntária de pesquisadores universitários, pós-graduandos, graduandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em um curso de extensão universitária. A pesquisa de natureza qualitativa e interpretativa utilizou a narrativa da trajetória escrita e transcrição das filmagens dos encontros presenciais nos momentos de leitura, discussão e problematização das narrativas. A escrita da narrativa caracterizou-se a princípio pela reflexão individual, revelando crenças, saberes e teorias implícitas sobre a aprendizagem da docência. No grupo, outras articulações foram vivenciadas, surgindo a percepção dos participantes de seus próprios conhecimentos, em especial de matemática, e a possibilidade de socializá-los. Um dos mais expressivos resultados obtidos foi a experiência de que a universidade pode promover espaços formativos tendo como princípio a concepção de desenvolvimento profissional por meio de questionamentos, identificações e estranhamentos que a própria história e a história do outro possibilitam nestes espaços.

Palavras-chave : Desenvolvimento Profissional; Narrativas; Grupos Colaborativos; Processo Reflexivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )