SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Tecnologia e design de complexmedia dedicada à educação digital: um relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

MATTA, Alfredo Eurico Rodrigues; SILVA, Francisca de Paula Santos da  e  BOAVENTURA, Edivaldo Machado. Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXI. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.23-36. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42003.

Este artigo apresenta os fundamentos da metodologia de investigação e pesquisa mais conhecida como Design-Based Research (DBR), e que defendemos ter em português como o melhor termo de designação Pesquisa de Desenvolvimento. O trabalho inicia contextualizando o porquê da adoção dessa abordagem metodológica, analisando como surgiu. Depois oferece orientação sobre como utilizar essa abordagem para a pesquisa e desenvolvimento de aplicações em várias áreas, mais propriamente para o desenvolvimento de propostas de processo cognitivo em ambientes digitais educacionais.

Palavras-chave : Pesquisa de Experimentação; Design-Based Research; Metodologia de Pesquisa; Design Cognitivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )