SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Design-based research ou pesquisa de desenvolvimento: metodologia para pesquisa aplicada de inovação em educação do século XXIDesign pedagógico de materiais didáticos: performance docente na produção hipermidiática em ambientes virtuais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

CARVALHO NETO, Cassiano Zeferino de  y  CATAPAN, Araci Hack. Tecnologia e design de complexmedia dedicada à educação digital: um relato de caso. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.37-48. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42004.

A educação concebida e realizada com suporte digital apresenta na atualidade um complexo conjunto de redes sociotecnológicas, com interface hipermidiática múltipla e multifacetada, com possibilidades de interação por comunicação presencial e remota. A este paradigma se pode chamar de "Educação Digital". Considera-se, como ponto de partida conceitual deste artigo, um processo de modelagem teórica em mídia do conhecimento no formato de hipermídia complexa (Complexmedia), a qual comporta objetos educacionais nas modalidades de Simuladores-Animadores (SF), Experimentos Educacionais (EE), Áudio (RD) e Audiovisual (TV). O referencial teórico é suportado pela Teoria Socio-histórica a partir de um diálogo estabelecido entre os três principais autores que emprestarão sustentação às investigações: Vygotsky (1984, 1993), Leontiev (1978) e Thompson (1998). Aspectos complementares de fundamentação estruturam-se em Morin e Le Moigne (2000), na revisão do conceito de tecnologia educacional e construção do conceito de Ciberarquitetura (CARVALHO NETO, 2006), que amparam a modelagem teórica em mídia do conhecimento, na modalidade de hipermídia complexa (Complexmedia). O modelo de autoria tecnológica e design em mídia do conhecimento foi oportunizado e deflagrado por ocasião da chamada pública para o Projeto CONDIGITAL, lançado por via editalícia pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Ministério da Educação (MEC), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e executado no período 2007 a 2010 pelo Instituto Galileo Galilei para a Educação (IGGE), a partir de aprovação federal com o título original da obra Física Vivencial: uma Aventura do Conhecimento.

Palabras clave : Educação Digital; Objetos Educacionais Digitais; Complexmedia; Plataforma Complexmedia; Engenharia e Gestão do Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )