SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Tecnologia e design de complexmedia dedicada à educação digital: um relato de casoO modelo pedagógico da Universidade Aberta De Portugal: aprender online no curso de educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

JACQUES, Juliana Sales  y  MALLMANN, Elena Maria. Design pedagógico de materiais didáticos: performance docente na produção hipermidiática em ambientes virtuais. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.49-64. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42005.

Abordamos, neste artigo, a produção de materiais didáticos hipermidiáticos em ambientes virtuais sob o design pedagógico de um exemplar teórico-prático desenvolvido em equipe multidisciplinar. O objetivo é evidenciar possibilidades de estruturação didático-metodológica de recursos (conteúdos) hipermidiáticos acoplados a atividades de estudo, bem como elucidar as especificidades da performance docente nesse contexto. A tipologia metodológica da pesquisa-ação sustentou o movimento cíclico de ação-reflexão-ação no trabalho multidisciplinar em torno de atividades de pesquisa, desenvolvimento e capacitação para a produção hipermidiática em ambientes virtuais. Lançamos mão do diário de observação participante e de questionários tipo survey para acompanhamento, registro e análise dos dados coletados no decorrer do processo. A análise teve como base metodológica a triangulação de fontes (observação, participação/intervenção e aplicação de questionários). Os resultados, analisados à luz da interação colaborativa multidisciplinar, apontam que o design pedagógico desenvolvido pela equipe multidisciplinar sustenta-se na interatividade, potencializada pelo acoplamento de mídias, e na interação dialógico-problematizadora em torno dos conteúdos escolares. Por fim, concluímos que o exemplar teórico-prático, apresentado como possibilidade de design pedagógico de materiais didáticos hipermidiáticos, constitui-se em inovação tecnológico-pedagógica potencializadora de flexibilização e democratização das práticas escolares mediadas por tecnologias em rede.

Palabras clave : Materiais Didáticos Hipermidiáticos; Design Pedagógico; Exemplar Teórico-Prático; Performance Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )