SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Design pedagógico de materiais didáticos: performance docente na produção hipermidiática em ambientes virtuaisGamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

AMANTE, Lúcia  e  CABRAL, Pedro. O modelo pedagógico da Universidade Aberta De Portugal: aprender online no curso de educação. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.65-72. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42006.

Apresentamos neste texto o percurso seguido ao longo de uma Unidade Curricular, integrada no 2º ano da graduação em Educação lecionada em regime online na Universidade Aberta (UAb), a universidade pública de educação a distância de Portugal. Nesta Unidade Curricular os estudantes são chamados a conceber e desenvolver um pequeno projeto de investigação que visa a iniciação ao desenvolvimento de competências base de pesquisa em contextos educacionais. Tomando como base o modelo pedagógico virtual da UAb, a Unidade Curricular foi planeada tendo em conta a sua especificidade que apela à prática da investigação no terreno. Pretende-se apresentar o design curricular adotado, designadamente como foi alicerçado o percurso de aprendizagem na sala de aula virtual e como foi pensada a interação entre estudantes de modo a promover a reflexão e partilha de saberes entre o grupo. A avaliação proposta foi pensada de modo a testar o desenvolvimento efetivo das competências visadas, mas assumindo expressamente uma dimensão formadora, ou seja, constituindo-se como parte integrante do ato pedagógico e do processo de aprendizagem. À reflexão dos docentes sobre o desenvolvimento dos trabalhos na Unidade Curricular, enquanto observadores participantes, junta-se a análise da perspectiva dos estudantes, avaliada por questionário, aplicado às duas turmas do curso.

Palavras-chave : Modelo Pedagógico; Aprendizagem Online; Design Instrucional; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )