SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42O modelo pedagógico da Universidade Aberta De Portugal: aprender online no curso de educaçãoRepensando o método caso em cursos de administração: desafios e oportunidades da abordagem socioconstrutivista com ferramentas da WEB 2.0 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SCHLEMMER, Eliane. Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussão. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.73-89. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42007.

O artigo emerge da pesquisa Gamificação em Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais: uma Experiência no Ensino Superior1 e objetiva compreender e discutir a relação design-cognição na docência, num contexto de configuração de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais, na perspectiva da Gamificação. A pesquisa, de natureza exploratória e abordagem qualitativa, usa como metodologia Design Research e cartografia, e como instrumentos: observação, registros fotográficos digitais, registros em filmadoras digitais, registros em áudio digital e registros escritos. Para a análise dos dados utiliza a análise textual discursiva. Os principais resultados evidenciam que a relação design-cognição na docência ocorre na medida em que o docente está sujeito construtor ativo do design da experiência, sendo fundamental para que atribua sentidos a uma prática inovadora, por "estar na situação" e, portanto, poder falar "de dentro", a partir do seu processo de aprendizagem. Assim, como conclusão é possível dizer que a relação design-cognição na docência, principalmente vinculada à configuração de Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais na perspectiva da Gamificação, ocorre na medida em que o docente configura, juntamente com os discentes, esses espaços de convivência, em que o outro é reconhecido como legítimo na interação e, portanto, alguém com quem se pode aprender.

Palavras-chave : Gamificação; Espaços de Convivência Híbridos e Multimodais; Design; Cognição; Docência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )