SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Gamificação em espaços de convivência híbridos e multimodais: design e cognição em discussãoPrática educativa: entre o essencialismo e a práxis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

LIMA, Marcos  e  FABIANI, Thierry. Repensando o método caso em cursos de administração: desafios e oportunidades da abordagem socioconstrutivista com ferramentas da WEB 2.0. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.91-106. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42008.

Este artigo discute as origens e os usos do Método Harvard de estudos de casos em educação empresarial. Ele argumenta que os princípios socioconstrutivistas incorporados nesta técnica de ensino são mais relevantes em nossa sociedade pós-moderna do que na era industrial em que ela foi concebida. Recentes evoluções tecnológicas, principalmente com advento da Web 2.0 e ferramentas colaborativas on-line, tornam oportuno experimentar com versões de estudos de caso mediadas por interfaces digitais, a fim de aumentar o seu potencial de pensamento crítico e criativo em ambientes autênticos - o que denominamos potencial de "Interatividade Colaborativa". Após analisar cuidadosamente os méritos pedagógicos da abordagem original, discutimos possíveis inovações para versões de casos na web que poderiam ser incorporadas a essa tradição centenária. Apresentamos os resultados de nossas experiências anteriores no Brasil com o Sistema Panteon para resolução colaborativa de problemas (LIMA, 2003), bem como uma utilização mais recente do Facebook e Google Sites como ferramentas para a discussão de um caso fictício chamado "Organixis" na EMLV, uma Escola de Gestão em Paris. Conclui-se que, se por um lado essas ferramentas têm um enorme potencial em termos de interatividade colaborativa, por outro lado várias barreiras se apresentam, incluindo a resistência de professores e alunos a novos métodos baseados em aprendizagem à distância e os desafios tecnológicos de gestão de plataformas on-line.

Palavras-chave : Estudos de Caso; Ensino de Gestão; Interfaces Digitais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )