SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue42Rethinking the case method of business courses: challenges and opportunities of the socio-constructivist approach with tools of WEB 2.0The language of printed learning material for distance learning courses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

BANDEIRA, Hilda Maria Martins  and  IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.107-117. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42009.

A prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.

Keywords : Prática Educativa; Prática Pedagógica; Prática Docente; Práxis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )