SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Repensando o método caso em cursos de administração: desafios e oportunidades da abordagem socioconstrutivista com ferramentas da WEB 2.0A linguagem do material didático impresso de cursos a distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

BANDEIRA, Hilda Maria Martins  e  IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.107-117. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42009.

A prática educativa é utilizada com frequência na literatura como equivalente à pedagógica, à docente e à práxis. Este artigo pretende analisar a prática educativa a partir de sua interação com a educação da Grécia Clássica e a influência iluminista e romântica de Rousseau, bem como sua contribuição para compreensão na tripla dimensão da prática educativa. Parte da premissa de que a prática educativa é multidimensional e de que prática pedagógica e prática docente são modalidades daquela. Os resultados deste estudo bibliográfico de tese de doutorado focalizam que a prática educativa se desenvolve e se atualiza conforme as necessidades do contexto sócio-histórico, e que a práxis entendida como relação intrínseca entre teoria e prática constitui a possibilidade emergente da prática transformadora.

Palavras-chave : Prática Educativa; Prática Pedagógica; Prática Docente; Práxis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )