SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Prática educativa: entre o essencialismo e a práxisTempos e redes: a arquitetura de uma sala de aula em EAD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

HORN, Vera. A linguagem do material didático impresso de cursos a distância. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.119-130. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42010.

Este artigo tem como objetivo demonstrar a relevância da linguagem na concepção de materiais didáticos impressos e seu papel mediador em cursos a distância. Descreve a necessidade, já apontada pelos Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância (BRASIL, 2007), de conceber um material didático impresso que detenha características próprias e não seja um apêndice dos cursos presenciais. Para isso, ele deverá ser dinâmico e apresentar-se como um diálogo com o aluno, de modo a promover a autonomia do educando e a responsabilização deste pelo processo de aprendizagem, fundamental em cursos desenvolvidos na modalidade a distância. Para refletir sobre a relevância da linguagem na concepção e elaboração de materiais didáticos impressos, usamos os conceitos bakhtinianos de dialogismo, interação verbal e gêneros do discurso a partir das obras Marxismo e filosofia da linguagem (BAKHTIN, 2006) e Estética da criação verbal (BAKHTIN, 1997). Através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que é preciso atentar para a importância da aproximação do discurso científico escrito às condições do discurso narrativo (oral), para a adoção de uma concepção de linguagem que conduza o educando à construção do conhecimento e para a utilização de recursos linguísticos que de fato favoreçam a interação.

Palavras-chave : Material Didático Impresso; Linguagem; Dialogismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )