SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue42Times and networks: the architecture of an e-learning classroomTeaching in a plural school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

RUANO, Javier Collado; GALEFFI, Dante Augusto  and  PONCZEK, Roberto Leon Inacio. O paradigma da cosmodernidade: uma abordagem transdisciplinar à educação para a cidadania global proposta pela Unesco. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.141-152. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42012.

O presente artigo tem como objeto de estudo refletir sobre a Educação para a Cidadania Global (GCE) proposta pela UNESCO na Agenda pós-2015 para o Desenvolvimento das Nações Unidas. Trata-se de uma pesquisa de triplo campo teórico-epistemológicometodológico que procura desenvolver uma consciência-identidade de "Terra-Pátria", na qual o ser humano seja visto como uma mesma espécie com uma mesma evolução, pois a história futura da humanidade precisa de uma evolução do conhecimento para novos conceitos dialéticos transculturais e trans-humanistas. Visando o entendimento e o respeito das caraterísticas histórico-culturais de cada comunidade, partimos do paradigma da cosmodernidade formulado por Nicolescu, da complexidade de Morin, e da polilógica de Galeffi para abordar o conhecimento através de uma epistemologia complexa, criativa, transdisciplinar, polissêmica, transcultural, transnacional e transpolítica, que promova a GCE como o principio de energia causal do processo de transformação do ser humano e da sociedade-mundo. Como resultado, propomos a criação de uma constelação de escolas-ONGs irmãs que desenvolvam projetos educativos altruístas de cooperação em todos os rincões do planeta para construir, em última instância, um novo horizonte transdemocrático na GCE proposta pela UNESCO para o século XXI.

Keywords : Educação para a Cidadania Global; Cosmodernidade; Constelação de Escolas-ONGs Irmãs; Transdisciplinaridade; Transdemocracia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )