SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Tempos e redes: a arquitetura de uma sala de aula em EADO ensino numa escola plural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

RUANO, Javier Collado; GALEFFI, Dante Augusto  y  PONCZEK, Roberto Leon Inacio. O paradigma da cosmodernidade: uma abordagem transdisciplinar à educação para a cidadania global proposta pela Unesco. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.141-152. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42012.

O presente artigo tem como objeto de estudo refletir sobre a Educação para a Cidadania Global (GCE) proposta pela UNESCO na Agenda pós-2015 para o Desenvolvimento das Nações Unidas. Trata-se de uma pesquisa de triplo campo teórico-epistemológicometodológico que procura desenvolver uma consciência-identidade de "Terra-Pátria", na qual o ser humano seja visto como uma mesma espécie com uma mesma evolução, pois a história futura da humanidade precisa de uma evolução do conhecimento para novos conceitos dialéticos transculturais e trans-humanistas. Visando o entendimento e o respeito das caraterísticas histórico-culturais de cada comunidade, partimos do paradigma da cosmodernidade formulado por Nicolescu, da complexidade de Morin, e da polilógica de Galeffi para abordar o conhecimento através de uma epistemologia complexa, criativa, transdisciplinar, polissêmica, transcultural, transnacional e transpolítica, que promova a GCE como o principio de energia causal do processo de transformação do ser humano e da sociedade-mundo. Como resultado, propomos a criação de uma constelação de escolas-ONGs irmãs que desenvolvam projetos educativos altruístas de cooperação em todos os rincões do planeta para construir, em última instância, um novo horizonte transdemocrático na GCE proposta pela UNESCO para o século XXI.

Palabras clave : Educação para a Cidadania Global; Cosmodernidade; Constelação de Escolas-ONGs Irmãs; Transdisciplinaridade; Transdemocracia.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )