SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue42The cosmodernity paradigm: a transdisciplinary approach to the global citizenship education proposed by UnescoMedia and education: procedural interface in social representations theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

MONTEIRO, Miguel Corrêa. O ensino numa escola plural. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.153-162. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42013.

É inegável que a educação inter/multicultural tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior devido, em parte, ao próprio fenômeno do racismo na Europa, que tem sido, no nosso entender, provocado pelas políticas de imigração mal reguladas e não integradoras, em parte derivadas da própria lógica cega de mercado associada ao fenômeno da globalização. A mudança que a escola confronta é correlativa da mudança em curso nas sociedades ocidentais - a passagem de sociedades de figurino predominantemente nacional e relativamente estáveis na sua fisionomia sociocultural da primeira metade do século XX, às sociedades características do pós anos 1960, crescentemente multiculturais e multiétnicas, numa sociedade global onde as fronteiras se esbatem, onde a circulação de informação e de pessoas é uma constante, onde os níveis de bem-estar subiram, mas os fenômenos de exclusão se agravaram.

Keywords : Formação de Professores; Multiculturalismo; Formação Plural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )