SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42O paradigma da cosmodernidade: uma abordagem transdisciplinar à educação para a cidadania global proposta pela UnescoMídia e educação: interface processual na teoria das representações sociais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

MONTEIRO, Miguel Corrêa. O ensino numa escola plural. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.153-162. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42013.

É inegável que a educação inter/multicultural tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior devido, em parte, ao próprio fenômeno do racismo na Europa, que tem sido, no nosso entender, provocado pelas políticas de imigração mal reguladas e não integradoras, em parte derivadas da própria lógica cega de mercado associada ao fenômeno da globalização. A mudança que a escola confronta é correlativa da mudança em curso nas sociedades ocidentais - a passagem de sociedades de figurino predominantemente nacional e relativamente estáveis na sua fisionomia sociocultural da primeira metade do século XX, às sociedades características do pós anos 1960, crescentemente multiculturais e multiétnicas, numa sociedade global onde as fronteiras se esbatem, onde a circulação de informação e de pessoas é uma constante, onde os níveis de bem-estar subiram, mas os fenômenos de exclusão se agravaram.

Palabras clave : Formação de Professores; Multiculturalismo; Formação Plural.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )