SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Mídia e educação: interface processual na teoria das representações sociaisInvestigando espaços escolares de letramentos: a biblioteca e o laboratório de informática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

GIUSTI, Patricia Haertel. A normalização do idoso na mídia impressa: provocações foucaultianas. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.173-185. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42015.

O envelhecimento tem sido uma temática de intensa discussão na atualidade. A mídia tem se encarregado de apresentar formas de ser e viver a velhice na contemporaneidade. O objetivo deste artigo é mapear acontecimentos discursivos que dão condições de possibilidade para emergência da velhice enquanto uma população. O estudo traz algumas ferramentas de uma análise discursiva sobre o processo de envelhecimento, a partir da utilização da mídia impressa, presente em reportagens de capa dos cadernos de saúde de dois jornais do Rio Grande do Sul, de 2004 a 2010. O campo teórico apresenta, especialmente, os estudos de Michel Foucault. Finalizamos problematizando uma velhice pautada pelo discurso da promoção da saúde, que aparece recorrentemente nas reportagens analisadas, e refletindo sobre todo investimento feito em prevenção para que a vida seja cada vez mais longa e melhor.

Palavras-chave : Saúde; Velhice; Mídia Impressa; Estudos Foucaultianos; Biopolítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )