SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42A normalização do idoso na mídia impressa: provocações foucaultianasImagem do professor e atratividade da docência: enunciados sobre carreira docente na mídia impressa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

SCHUCHTER, Lúcia Helena  y  BRUNO, Adriana Rocha. Investigando espaços escolares de letramentos: a biblioteca e o laboratório de informática. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.187-195. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42016.

Este artigo configura-se a partir de uma pesquisa, que buscou compreender como são utilizados a Biblioteca Escolar e o Laboratório de Informática, enquanto ambientes de produção de leitura, escrita e conhecimento. Buscou-se fundamentação teóricometodológica na pesquisa qualitativa de abordagem histórico-cultural, respaldada por Lev S. Vygotsky e Mikhail Bakhtin. O campo de pesquisa constituiu-se de duas escolas situadas na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais. A investigação desenvolveu-se por meio de: (a) entrevistas semiestruturadas com dois bibliotecários, uma professora responsável pelo laboratório de informática, três professores e duas coordenadoras pedagógicas; (b) análise documental; (c) observação; e (d) questionário. A pesquisa aponta a possibilidade de trabalhos integrados na biblioteca escolar, no laboratório de informática e na sala de aula, e mostra a necessidade da formação para o uso das tecnologias a toda comunidade escolar.

Palabras clave : Biblioteca Escolar; Laboratório de Informática; Letramentos; Formação de Professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )