SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Investigando espaços escolares de letramentos: a biblioteca e o laboratório de informáticaFormação de professores para docência online: considerações sobre um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SANTOS, Ana Paula Rufino dos. Imagem do professor e atratividade da docência: enunciados sobre carreira docente na mídia impressa. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.197-206. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42017.

O presente texto investe na análise da produção de discursos sobre a atratividade da carreira docente em textos jornalísticos que abordam diversos assuntos relacionados à educação básica, com vistas a compreender, a partir da intersecção entre "imagem do professor na mídia" e "atratividade da docência", práticas discursivas de produção de representações da docência enunciadas em textos de reportagem sobre a atratividade da carreira docente divulgados pela mídia impressa. Para o exame de 04 reportagens veiculadas entre 2010 e 2013 sobre a carreira docente no Brasil do arquivo on-line da Fundação Victor Civita sobre a importância dos professores e a qualidade da educação, opera com a analítica foucaultiana do discurso com vistas a ler, descrever e discutir "como o discurso atua e como se revela" (FOUCAULT, 2006). A análise dos enunciados da mídia impressa permite afirmar que as formações discursivas produzidas selecionam e orientam processos de representação da docência e de valorização do professor como práticas de significação.

Palavras-chave : Atratividade da Docência; Discurso; Imagem do Professor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )