SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Imagem do professor e atratividade da docência: enunciados sobre carreira docente na mídia impressaAs identidades dos alunos em tempos de cultura digital: a percepção dos professores de educação básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

SILVA, Marco  e  CILENTO, Sheilane Avellar. Formação de professores para docência online: considerações sobre um estudo de caso. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.207-218. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42018.

No Brasil, cresce exponencialmente a oferta de graduações na modalidade online, na medida em que a legislação oficial específica e as políticas públicas de inclusão social no ensino superior contam com as tecnologias digitais invadindo os mais distintos setores da vida social. No entanto, a expansão da modalidade online não tem sido acompanhada de formação docente adequada, particularmente entre os graduandos em pedagogia e aqueles professores que atuam em cursos na web. Este texto reúne algumas considerações sobre formação de professores para docência online extraídas de investigação acadêmica realizada com base no estudo de um caso brasileiro. O quadro teórico articula abordagens sobre: a) educação e cultura digital; b) docência no ensino superior; e c) formação para a docência online. As conclusões apontam para a necessidade de: a) desenvolver saberes docentes que contemplem a especificidades do meio online; b) desenvolver o diálogo entre professores e alunos enquanto parceiros que compartilham a construção do conhecimento e da comunicação; c) superar o uso das interfaces fórum e chat baseado na interação sem articulação, em favor da colaboração e interatividade; d) investir na formação continuada que proporcione ao docente aptidões pedagógicas específicas como expressão socioafetiva nas relações interpessoais com os cursistas e expertise tecnológica para promover a inclusão do cursista na dinâmica específica da aprendizagem online. Focado nesses desafios, o texto espera contribuir com o debate sobre a qualidade da formação de professores para docência online, quando a tendência ainda é a subutilização das potencialidades interativas da web e a reprodução de práticas unidirecionais da sala de aula presencial.

Palavras-chave : Docência Online; Cultura Digital; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )