SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número42Formação de professores para docência online: considerações sobre um estudo de casoPelo enraizamento da história, memórias de educadoras sergipanas se revelam índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versão impressa ISSN 0104-7043

Resumo

BACKES, José Licínio  e  PAVAN, Ruth. As identidades dos alunos em tempos de cultura digital: a percepção dos professores de educação básica. Revista da FAAEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2014, vol.23, n.42, pp.219-227. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2014/jul.dezv23n42019.

O artigo centra-se nos efeitos percebidos pelos professores nas identidades dos alunos da educação básica em razão da cultura digital. Inspira-se no campo teórico dos Estudos Culturais, que tem como uma de suas preocupações mostrar os inúmeros efeitos que as TICs, como invenções humanas, produzem sobre nós e as transformações que elas trazem para a educação, problematizando os diferentes significados do ato de educar em tempos de cultura digital. Para identificar as mudanças observadas, foram aplicados questionários abertos para 20 professores de educação básica de uma escola da rede estadual localizada na região Centro-Oeste do Brasil. De acordo com nossas discussões teóricas, as características dos estudantes apontadas pelos professores podem ser vistas como prejudiciais ao processo educativo (desinteresse, agitação, distração, comodismo, dispersão), favoráveis (criatividade, interlocução, interesse, curiosidade, mais informação) ou, ainda, como uma mescla de ambos os tipos. De qualquer modo, elas mostram a condição dos estudantes pós-modernos, sujeitos que são um efeito dos inúmeros discursos que se dobram em seus corpos, incluindo os discursos midiáticos. Em razão desses discursos, suas identidades são constantemente ressignificadas.

Palavras-chave : Cultura Digital; Identidades; Educação Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )