SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue43How education draws on human knowledge to continue life's work: education, work, and health in some fundamental experiences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

DURAN, Maximiliano. Simón Rodríguez: educação popular e a invenção da escola popular. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.25-36. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.003.

Propõe-se apresentar neste texto o conceito de educação popular criado por Simón Rodríguez, além de analisar em que medida é possível pensar uma nova escola a partir do mesmo. A partir da descrição do conceito de Scholé proposto por Rancière, realizou-se uma análise crítica da forma da escola. Como base nesta análise, procurouse mostrar que a escola, tal como é definida, não é uma invenção grega, mas sim uma invenção latino-americana. Mais especificamente pretende-se mostrar que o conceito de educação popular proposto por Rodríguez é a condição de possibilidade de uma forma inédita de escola.

Keywords : Scholé; Educação Popular; Isócrates; Simón Rodríguez.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )