SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43La educacion aprende con el hombre a continuar el trabajo de la vida: educación, trabajo y salud en algunas experiencias fundadoras índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

DURAN, Maximiliano. Simón Rodríguez: educação popular e a invenção da escola popular. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.25-36. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.003.

Propõe-se apresentar neste texto o conceito de educação popular criado por Simón Rodríguez, além de analisar em que medida é possível pensar uma nova escola a partir do mesmo. A partir da descrição do conceito de Scholé proposto por Rancière, realizou-se uma análise crítica da forma da escola. Como base nesta análise, procurouse mostrar que a escola, tal como é definida, não é uma invenção grega, mas sim uma invenção latino-americana. Mais especificamente pretende-se mostrar que o conceito de educação popular proposto por Rodríguez é a condição de possibilidade de uma forma inédita de escola.

Palabras clave : Scholé; Educação Popular; Isócrates; Simón Rodríguez.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )