SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43La educacion aprende con el hombre a continuar el trabajo de la vida: educación, trabajo y salud en algunas experiencias fundadorasEducación popular y el discurso de la economía política eurocéntrica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

TAVARES, Maria Tereza Goudard. Educação popular e movimentos sociais contemporâneos: algumas notas para reflexão. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.49-61. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.005.

O artigo resulta de um esforço de delimitação de um campo teórico-conceitual que possa corporificar com alguma propriedade política e epistêmica algumas das tendências hegemônicas de Educação Popular (EP). Reconhecemos que, embora a palavra hegemonia possa estar na atualidade sob forte suspeição, o seu uso em nosso artigo não significa uma "vontade de verdade" e/ou de "poder", e sim uma predisposição visceral para a dialogicidade, para a aventura de pensamento que, sem abrir mão do rigor e dos seus compromissos éticos e políticos, vem apostando em conexões epistêmicas mais transversais. Assim, abrindo mão de toda e qualquer tentativa de explicação mais totalizadora dos caminhos da EP na atual conjuntura educacional brasileira, afirmo que a EP é um campo teórico-prático que escolhemos trilhar, em função de escolhas políticas e ideológicas. Por isso, a EP expressa afinidades eletivas de nossas trajetórias, dado o longo convívio com o cotidiano da escola, tanto como professora de crianças, como formadora de professores(as) na Universidade. Deste modo, embora nos preocupemos com questões mais epistemológicas da Educação Popular, questões relacionadas à travessia da Educação Popular junto aos movimentos sociais em nosso país e na América Latina, o que nos move, nos identifica e qualifica essa nossa ação compartilhada é o "mundo da escola".

Palabras clave : Educação Popular; Movimentos Sociais; Processos Formativos; Trajetórias Históricas e Epistêmicas da EP no Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )