SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue43Popular education and the discourse of eurocentric political economyThe contribution of popular education to the reorientation of health practices and policies in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

AMARAL, Débora Monteiro do  and  MONTRONE, Aida Victoria Garcia. Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.75-88. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.007.

O presente ensaio apresenta a experiência realizada em uma pesquisa de doutorado efetuada em seis assentamentos do estado de São Paulo, de junho a outubro de 2012, onde a educação popular, para além de um referencial teórico, foi utilizada como referencial metodológico. Para isso, foram utilizados alguns autores da educação popular, com destaque à obra de Paulo Freire. Objetiva-se apresentar uma proposta de metodologia de pesquisa que fuja dos métodos tradicionais existentes, propondo um novo formato de investigação, considerando a colaboração, a solidariedade e a parceria entre sujeitos da pesquisa e pesquisadores. Nesta metodologia, mais que os resultados da pesquisa, o que se torna relevante são os processos educativos que acontecem ao longo do processo investigativo. Essa metodologia surgiu ao longo da pesquisa de doutorado, em que a doutoranda esteve com as colaboradoras da pesquisa durante quatro anos, acompanhando o processo de formação superior destas pessoas. Através da convivência foi possível estreitar laços de confiança e respeito, o que possibilitou aplicar essa metodologia baseada nos ensinamentos de conceitos de Paulo Freire (diálogo, conscientização e saber de experiência). Através do uso dessa proposta metodológica, foi possível compreender na prática esses conceitos, bem como a teoria defendida pelos autores da educação popular.

Keywords : Educação Popular; Paulo Freire; Metodologia de Pesquisa; Processos Educativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )