SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número43Educación popular y el discurso de la economía política eurocéntricaLa contribución de la educación popular para la reorientación de las prácticas y de la política de salud en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

versión impresa ISSN 0104-7043

Resumen

AMARAL, Débora Monteiro do  y  MONTRONE, Aida Victoria Garcia. Educação popular: metodologia de pesquisa como processo educativo. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.75-88. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.007.

O presente ensaio apresenta a experiência realizada em uma pesquisa de doutorado efetuada em seis assentamentos do estado de São Paulo, de junho a outubro de 2012, onde a educação popular, para além de um referencial teórico, foi utilizada como referencial metodológico. Para isso, foram utilizados alguns autores da educação popular, com destaque à obra de Paulo Freire. Objetiva-se apresentar uma proposta de metodologia de pesquisa que fuja dos métodos tradicionais existentes, propondo um novo formato de investigação, considerando a colaboração, a solidariedade e a parceria entre sujeitos da pesquisa e pesquisadores. Nesta metodologia, mais que os resultados da pesquisa, o que se torna relevante são os processos educativos que acontecem ao longo do processo investigativo. Essa metodologia surgiu ao longo da pesquisa de doutorado, em que a doutoranda esteve com as colaboradoras da pesquisa durante quatro anos, acompanhando o processo de formação superior destas pessoas. Através da convivência foi possível estreitar laços de confiança e respeito, o que possibilitou aplicar essa metodologia baseada nos ensinamentos de conceitos de Paulo Freire (diálogo, conscientização e saber de experiência). Através do uso dessa proposta metodológica, foi possível compreender na prática esses conceitos, bem como a teoria defendida pelos autores da educação popular.

Palabras clave : Educação Popular; Paulo Freire; Metodologia de Pesquisa; Processos Educativos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )