SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue43The contribution of popular education to the reorientation of health practices and policies in BrazilPopular education and employment training. The case of the Parque Miraflores Vocational School in Seville, Spain author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade

Print version ISSN 0104-7043

Abstract

BOMFIM, Luciano Sérgio Ventin. A ontologia humana enquanto referência para uma educação popular emancipatória. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade [online]. 2015, vol.24, n.43, pp.107-120. ISSN 0104-7043.  https://doi.org/10.2015/jan.jun.v24n43.009.

Este ensaio partiu de uma questão aparentemente resolvida, qual seja, a de que todos têm clareza do que seja o ser humano, já que os textos educacionais raramente colocam em questão a necessidade de fazer este esclarecimento. O objetivo deste ensaio é explicitar a assunção dos atributos humanos em Marx enquanto princípios didático pedagógicos na perspectiva de uma concepção de Educação Popular emancipatória. Partimos da tese de que a assunção da ontologia humana como pilar para se desenvolver e afirmar as diversas referências identitárias livra o ser humano da possibilidade de reproduzir em sua práxis social a lógica reificante do Capital. Assumir a ontologia humana como referência para o estabelecimento de uma práxis social e educacional emancipatória implica na assunção dos atributos humanos como princípios didático pedagógicos, quais sejam, o trabalho, a consciência, a universalidade, a sociabilidade e a liberdade. Esta decisão exigirá uma atitude de reconhecimento humano do educando, bem como do acolhimento de suas referências identitárias e modos de interpretar o real como necessários e legítimos à formação humana do educando e de si mesmo.

Keywords : Ontologia Humana; Princípio Educacional; Educação; Subjetividade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )